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segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Artigo de opinião

Artigo de opinião

Os artigos de opinião têm função opinativa, ou seja, caracteriza-se por expor claramente a opinião de seu autor. Comumente são publicados em jornais e revistas. Eles enriquecem esses veículos, na medida em que permitem aos leitores conhecer as ideias, as convicções e as visões existentes em relação a um determinado assunto.
Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguir algumas orientações.
Observe:
a) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.
b) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.
c) Escolha os argumentos, entre os quais anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.
d) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo.

Trabalhando a organização do texto

A maneira de organizar as idéias depende do estilo do autor. Mas, geralmente, o artigo de opinião é organizado de acordo com o esquema a seguir:

Partes do texto:

a) Introdução ( afirma) : Introduz o assunto que será tratado e apresenta o ponto de vista que será defendido.
b) Desenvolvimento ( justifica ): Apresenta as idéias e os argumentos que sustentam e explicam a posição do autor ( ponto de vista ).
c) Conclusão ( reforça ): É o fechamento do texto. O autor reforça, com outras palavras, a afirmação feita na introdução.

Produzindo um texto

Faça a leitura sobre textos que falem sobre a Tv e sua influência na sociedade. Troque idéias sobre o assunto, se necessário faça uma pesquisa. Redija um texto sobre esse assunto, expondo o seu ponto de vista a respeito dos pontos positivos e negativos. Dê um bom título ao texto. Utilize linguagem formal.
O texto deve apresentar a opinião em uma introdução. Em seguida, argumentos que expliquem e justifiquem essa opinião devem ser desenvolvidos. Uma conclusão final encerra o texto.

Material de apoio:

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?termo=21-06-1995

Tirem a Tevê do quarto
Pesquisas revelam: crianças que ficam mais tempo diante da telinha têm pior desempenho escolar. Por Raid Younes para Carta Capital, julho de 2005
Fixar os olhos nas telas de televisão pode não ser tão inofensivo quanto se pensa. A preocupação constante de pais, educadores e autoridades de saúde sobre os problemas potenciais de crianças passarem parte considerável de seus dias vendo tevê ou brincando em computadores pode ter fundamento. A revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine apresentou recentemente trabalhos científicos que tentam quantificar e mostrar com detalhes os eventuais efeitos prejudiciais da televisão, tanto a curto quanto a longo prazos.
De acordo com o primeiro estudo, realizado por R. J. Hancox, da Universidade da Nova Zelândia, as pessoas que haviam assistido mais a tevê entre 5 e 15 anos têm menor probabilidade de completar o curso superior e obter um diploma universitário.
Outro trabalho, dirigido pela pesquisadora D. L. G. Borzekowski da Faculdade de Saúde Pública Johns Hopkins, dos EUA, avaliou o efeito da tevê sobre o desempenho escolar de 386 estudantes do ensino primário. Foram correlacionados na pesquisa o tempo que as crianças passavam assistindo à tevê, o número de aparelhos de tevê em cada casa e a localização dos aparelhos (na sala, no quarto da criança etc.), com as notas obtidas na escola.
Verificou-se que as crianças que dispunham de tevê no quarto passavam mais tempo diante da telinha, provavelmente devido ao menor controle dos pais. Coincidentemente, essas crianças obtiveram notas significativamente inferiores que seus colegas que não tinham tevê no quarto.
Borzekowski alerta os pais que aparelhos de tevê no quarto das crianças podem afetar de forma dramática seu desempenho escolar, apesar de não conseguir estabelecer com segurança a causa desse fenômeno. Especula a cientista que nessas situações os pais não sabem ou não controlam o tempo em que a tevê fica ligada nem o conteúdo dos programas que as crianças assistem.
Talvez as notas mais baixas na escola possam ser explicadas pelo simples fato de que a criança que possui tevê no quarto fique acordada até mais tarde, vendo algum programa. Quaisquer que sejam os mecanismos que gerem a diferença de desempenho nos estudos, os pesquisadores sugerem que os pais controlem o tempo e o conteúdo de programas que as crianças assistem. E que não deixem a tevê nos quartos delas.

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